segunda-feira, setembro 13

Receita governamental?

Depois de Ministérios descentralizados, reuniões descentralizadas, almoços descentralizados, férias descentralizadas, submarinos desgovernados, carros novos e etc, ainda nos mandam produzir mais e consumir menos. Porque isto é o mesmo que um orçamento familiar, ró-nhó-nhó-pardais-ao-ninho. E tomem lá impostos para não se armarem em parvos. Pois eu acho que este Governo anda a raciocinar demais, por isso lembrei-me (assim de repente) de uma receita fantástica para "relaxar" todos estes iluminados: 5Kg de ameixas pretas para cada um.

14 Comments:

Blogger Manuel said...

Olá!
Sinceramente tenho visto muita gente a comentar as palavras do Dr. Bagão Félix (o meu nome é um exagero de banalidade, este é o oposto) e o que eu ouvi foi: menos benefícios fiscais (o que me parece bem... afinal de contas são benefícios que são dados a quem mais tem... se uma pessoa tem acções é porque pode tê-las e deve ser encarado pelo Governo na óptica de iniciativa privada, logo sem mais-valias fiscais) e aumento dos impostos sobre o tabaco (o que também me parece bem, é uma medida que SEMPRE defendi e que considero que tem dois efeitos: 1. gera mais receita ao Estado que pode e deve ser canalizada para a saúde; 2. com preços mais elevados o tabaco passa a estar menos acessível às bolsas dos mais jovens, o que poderá resultar na redução do número de fumadores, ou pelo menos não termos exageros de miúdos de 20 anos ainda mal feitos já a fumarem um maço por dia).
Contudo o discurso foi vago (ou "bago" ou até mesmo "bagão") e acaba por se reduzir a "intenções" e nada de muito concreto de como é que se vai pôr em prática. Falou-se, por exemplo, na redução dos quadros, na contratação de pessoas mais jovens... Em relação à redução dos quadros, eu não excluo a hipótese de haver gente a mais vinculada à função pública... Nem é a questão de gente a mais, é gente que recebe da função pública mas que depois tem a sua empresa privada onde está a maior parte do tempo, como é o caso de muitos médicos. Depois queixam-se que os Centros de Saúde estão pela hora da morte, que há mau atendimento, que há falta de médicos... Se houvesse um nadinha de rigor via-se que não é falta de médicos, é sem-vergonhice dos médicos. A meu ver isto só se resolve não permitindo que os médicos vinculados à função pública possam exercer outras actividades na área da saúde. Ou está ao serviço dos portugueses, ou está ao serviço dos seus interesses privados: as duas coisas é que não.
Mas não me alargo mais... Acho que devemos tentar ver alguma coisa de positivo no que o actual governo vai dizendo... Eu sei que é difícil mas pelo menos devemos tentar. Agora andar num bota-a-baixo permanente, muitas vezes com argumentos geneticamente manipulados (como aquele de um deputado dizer que isto é dar umas migalhas aos pobres... até pode ser, mas então já é dar qualquer coisa, já um passo para um maior equilíbrio), sinceramente já começo a ficar um bocado cansado desse discurso.
Depois temos o Bloco cá no Porto a favor da ocupação das casas no Lagarteiro. Para quem não sabe, o Lagarteiro é uma espécie de filial do Bairro do Certo, com os mesmos negócios e tal, que "serve" a minha zona. Conheço particularmente bem o bairro e posso dizer uma coisa: as pessoas são f.d.p. comodistas que fazem trabalhos/negócios por fora e recebem fundos de desemprego, rendimentos mínimos e essas tretas todas. São parasitas. Agora meteram na cabeça que, porque têm habitação social, os filhos (que agora são crescidos, já vivem acompanhados e já têm filhos) também têm direito a habitação social e resolveram ocupar casas devolutas lá do bairro! Esta gente é maluca! Basta dar uma voltinha entre as 3 e as 6 da manhã pela cidade para vermos gente a dormir em sítios que não lembram ao diabo, que precisam MESMO de casa e aquela gente julga-se mais que os outros! E depois vem o Bloco tentar tirar dividendos políticos desta situação? Um partido que nem está representado na assembleia municipal? Eu nem digo mais nada...

14:52  
Blogger Magnolia said...

Mas não é muito coerente o Sr. Bagão (pelo menos é benfiquista, não pode ser tudo mau, com tanta laranja azeda dentro dele...) vir atirar para o ar e depois não apresentar propostas, ou melhor, soluções (já que é para isso que lá está). Se fosse eu que lá estivesse, tudo bem, uma Ministra do Styling e Consultoria de Imagem limitava-se a ir a desfiles, lojas, folhear umas revistas, mandar umas bocas e fazer o guarda-roupa das amigas, agora ele não! Ele está lá para trabalhar! Move it!
Quanto à habitação, qualquer dia sou eu que estou no jornal da TVI a pedir também um apartamento! Esta malta constrói habitações ilegais, moram em barracas mas andam de BMW's (é a vender cuecas na feira...) e depois ainda vêm reclamar por casas, que têm 300 filhos, coitadinhos, etc! NÃO OS FAÇAM!
Mas depois temos o aborto ilegal e mais não sei o quê.
Eu voto em mim e acabou-se.
Alguém quer tremoços?

16:41  
Blogger Manuel said...

Eu não voto em mim, acho que tenho um papel mais social e acredito que as vias não estão todas esgotadas (mas caminham para isso). Voto à esquerda, sim, mas não assumo qualquer militância (a militância cega as pessoas) e critico quando tenho de criticar.
Já agora... trabalhas em alguma área ligada o "styling" ou coisa que o valha?
Os tremocinhos caíam bem, com uma limonadazinha caseira. ;)

19:57  
Blogger Magnolia said...

Sou da área do styling e da coisa que o valha, sim.
Queres limonada caseira? Aqui estão os limões e o espremedor! ...Que foi? Acabei de arranjar as unhas, ora... e eu faço tudo para que a clientela se sinta em casa! :)

01:07  
Blogger Magnolia said...

Calma, Cherníssimo, calma... A tia Magnolia está aqui, pronto... Não batas nos fregueses, já basta a Camélia!
E eu encontro sempre a Cinha na fila do meu Centro de Saúde... parece que a Pimpinha precisa de umas consultas neurológicas. Até lhe disse que a minha médica de família é muito boa... andei 500 anos à espera que resolvesse mandar-me para um especialista por causa dos meus rins, mas isso não interessa, toma lá uns antibióticos e aprende a viver com isso. Fixe...
Depressão nervosa? 44Kg para 1,70m? Ó menina, na sua idade não há depressões, está é muito magra, ai, ai... tome lá umas vitaminas e pode ir divertir-se, vá... Então, ainda está aí? Oops, pensando bem, e olhando bem para si, você está um bocadinho apática... e com aspecto de quem já morreu e ainda não recebeu o aviso em casa... Sendo assim... vamos lá ver isso. Trabalha muito?
!!!!!!!!!!!!!! E eu tudo bem....

11:11  
Blogger Manuel said...

cherníssimo,
sinceramente acho que andas a ver coisas a mais. Sabemos que o Dr. Bagão é claramente um conservador, valores da família, blá-blá-blá, mas também não vamos cair no ridículo e misturar questões exclusivamente de finanças nacionais com o que o homem é ou deixa de ser. De um modo geral eu não gosto do homem mas quando se fala em medidas com as quais eu me revejo e uma das quais até era uma "bandeira" do PCP no tempo do governo do Eng. António Guterres, não tenho problemas nenhuns em dizer "ámen". E no entanto sou apoiante do PCP e muitas vezes até dou o braço a torcer ao BE! Quando alguém diz "reduzir os benefícios fiscais", a mim não me interessa se é do partido A, B ou C, interessa é que é um passo para uma maior justiça social e sejam então apresentadas propostas concretas para ver se continuamos de acordo até ao fim.
Quando alguém fala em aumento de imposto sobre tabaco, tem sido uma luta na qual estou sozinho visto que a grande maioria dos meus colegas tem interesses privados sobre esse tipo de produtos (de outra forma: são fumadores). Eu acho-lhes piada porque só lhes falta dizer que é um bem de primeira necessidade.
Em relação às taxas moderadoras na saúde, quem ouvi falar nisso foi o PM e não o ministro das finanças. Apesar de contestada cá em casa, não é uma medida que me faça particular confusão. Acho-a difícil (para não dizer impossível) de implementar mas não me faz grande espécie. Aqui exagerou-se nessa questão e falou-se em nomes "do social" que até devem ter acesso gratuito à saúde através do Grupo Mello, a questão é que eu posso pagar mais do que as pessoas que moram mesmo aqui atrás de minha casa... Mais... Muito provavelmente eu não tenho necessidade de recorrer tão frequentemente aos serviços de saúde como eles, porque felizmente tenho roupa, aquecedores, automóvel, etc. ao passo que muitos deles ora andam de transportes públicos em hora de ponta (onde até é relativamente fácil apanhar uns víritos), têm fazer ainda distâncias consideráveis à chuva, as casas são frias (algumas até já registam problemas de humidade), etc.. Ou seja, são pessoas que estão em maior posição de risco. Contudo defendo que deve ser no IRS e numa fiscalização rigorosa do mesmo que essas situações se devem ajustar. Se houvesse controlo rigoroso do IRS não aconteciam situações de presidentes do Benfica declararem ganhar o salário mínimo nacional e terem brutas casas, carros, etc. (deve ter sido uma herança de um tio rico, à moda do outro que tinha o sobrinho taxista na Suíça cheio de dinheiro e, por acaso, o próprio tio também era titular das contas).

14:58  
Blogger Magnolia said...

E o Benfica que não viesse... Tu gostas, não é?

15:19  
Anonymous Anónimo said...

MANEL JA PARA O CANTO DA SALA, RAPIDO!!!!!

CHERNISSIMO, JA PARA O OUTRO CANTO E VIRADOS PARA A PAREDE!!!! AI OS MENINOS!!!!!
POLITICA E RELIGIAO SAO COISAS QUE NEM SE DISCUTEM... A POLITICA VIVE-SE E GOZA-SE COM ELA E A RELIGIAO... RESPEITA-SE (seja ela qual for).
E NEM MAIS UM PIO!!!!!!!!

Tius Brutus (a por disciplina no jardim)

15:20  
Blogger Magnolia said...

Este homem é que é o verdadeiro Presidente da Junta!
Sangria para todos!

16:00  
Blogger Magnolia said...

OLHÓ NOUGAT!!....

(Magnolia, a aligeirar a coisa.... Ai meus deuses...)

18:56  
Blogger Manuel said...

Só dois pormenores:
1. aumentar o imposto sobre tabaco a favor do SNS não significa proíbir ou criminalizar a venda desse tipo de produtos;
2. sou a favor da legalização das drogas leves.

Comentei neste blogue sempre tendo em conta dois factores: divertir-me um bocado e expressar livremente a minha opinião. Parti sempre do princípio que, mesmo em situações de eventual diferença de pensamento, as pessoas que aqui vinham eram minimamente abertas para aceitar opiniões diferentes das suas. Enganei-me. E como me enganei simplesmente vou ter de voltar atrás e voltar a ser mero leitor deste blogue, sem dar qualquer "contributo" em termos de comentários.
E já agora para que fique claro: o meu clube é de Lisboa e chama-se Clube de Futebol «Os Belenenses».

04:02  
Blogger Magnolia said...

Ó Manel..... Ó Maneeeeeeeel.... Maneeeeeeeeeeel.... estás aí? MANEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEL!!! Mas, mas, mas... e eu? Por causa dele ficaste zangado comigo também? Mas eu... mas eu... mas eu não fiz nada... eu sei que és do Belenenses, é a única coisa azul aceitável em Lisboa... MAS EU É QUE MANDO E EU E-XI-JO QUE ESCREVAS! Não quero guerras aqui. MANEEEEEEEEEEEEEEL!!!! Manel? Oi? Manéu? Tu tá aí? Ôxente Manéu!
Nelinho?
Nelito?
António Manuel?
Manel Tó?
Snif... snif...
BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!!! Agora fizeram-me chorar, vão ter de levar com a birra!
BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!!
BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!
Eu quero que escrevas... snif...

11:53  
Anonymous Anónimo said...

Alto lá!!! Alto lá!!! O quê?! Não está ninguém?! Ai é? Ai é? Então....VOU COMER UM WAFFLE CHEIO DE CHICOLATEEEEEEEEEEEEEEE

Camélia, que já vinha prontinha p'ra discutir política

22:41  
Blogger Magnolia said...

E a arregaçar as mangas...

10:51  

Enviar um comentário

<< Home