segunda-feira, julho 12

"Dás-me lume?"

Odeio esta pergunta. Odeio. Odeio esta presunção dos fumadores, como se fumar fizesse parte da natureza humana. Porque é que partem do princípio que aquele desconhecido a quem vão pedir ajuda para satisfazer o vício é mais um como eles?
Odeio tabaco. Odeio o cheiro, odeio o fumo, odeio as consequências. Fui fumadora passiva durante muitos anos, cresci numa casa de fumadores, convivi com um caso de cancro no pulmão e as pessoas só com um grande susto é que aprendem. É a terapia anti-tabágica mais eficaz!
Sou completamente a favor da proibição do tabaco em recintos fechados, não tenho compaixão nenhuma por aqueles que reivindicam o direito à liberdade de fumar (lá estão eles a dizer-nos que fumar é tão natural como respirar... se o próximo vício que inventarem for abrir cabeças à machadada também quero ver esses direitos todos!). Pois eu também tenho o direito ao meu ar não-poluído (ar puro é coisa que já não existe...) e não tenho nada a ver com as más escolhas dos outros! Não suporto estar a jantar num restaurante e levar directamente com o fumo do energúmeno ao lado que não respeita ninguém! Não suporto o cheiro da minha roupa ou do meu cabelo depois de uma saída à noite.
Não, não odeio os fumadores, não consigo nutrir por eles um sentimento assim tão forte. E nem é preciso, pois já têm um grande inimigo: eles próprios.
Aqui no jardim os cigarros ficam no portão. É um espaço aberto mas nesta matéria não há condescendência possível.

A Gerência.

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Inteiramente de acordo!! Também eu fui e ainda sou fumadora passiva. Embora com uma nuance: sou fumadora passiva agressiva! Sim, porque não tenho quaisquer problemas em desancar o(a) primeiro(a) que fume enquanto estou a degustar a minha refeição. E sim, odeio o cheiro que trago na roupa depois de uma saída, e nem sequer precisa de ser nocturna, basta estar num local em que se fume compulsivamente. O cheiro é indescritível! Cheiro?! Pive!!!
No que a mim diz respeito, proíbi o Sr. meu esposo de efectuar qualquer tipo de fumaça em casa, a não ser que vá acender a lareira, incensos, velas ou os bicos do fogão. Se quiser fumar, vá para a rua ou para a janela, agora dentro de casa é que não. Para garantir o cumprimento destas obrigações, "desapareci" com todos os cinzeiros lá de casa. Até os da Vista Alegre. Vista Alegre tinha ele se apanhasse algum...ora ora muito bem.
E "prontos" não é?!

Camélia, a Anti-Tabágica

14:20  
Blogger Kacto said...

Até que enfim um "post" com que me identifico e até (humpff) concordo (esta palavra custou a sair!). Merece um comentário:
Mas se querem que lhes diga a tendência dos últimos anos é para serem mais fumadoras que fumadores, o que pode ser facilmente comprovado por quem abrir os olhos um pouco por todo este Portugal. A incidência do consumo de tabaco continua a verificar-se nas camadas mais jovens que, com o passar do tempo (crescem) acabam por deixar de fumar por diversas razões. A que mais tenho constatado é a da procriação.

in O Kacto - Nunca tive o nojento vício!

14:31  
Anonymous Anónimo said...

Como sempre a gerente deste magnífico jardim de flores seleccionou um tema deveras interessante...Também eu sou contra o tabaco! Não sei o que existe de tão interessante em andar com uma "xuxa" enfiada nos beiços a espalhar o fumo (com o brinde de toda a flora bacteriana presente nos pulmões do dito fumador)por todo o lado; talvez seja alguma frustação de infância (quiça falta de mama)...Existem coisas muito mais interessantes para xuxar...penso eu.A malta já não tem direito a respirar um pouco de ar puro e se pede, delicadamente, para apagarem o cigarro pode abilitar-se a levar um soco!
Deviamos fazer como nos Estados Unidos e proibir Totalmente o consumo de tabaco...Pelo menos no Algarve(os gajos são doidos, mas de vez em quando têm umas ideias).

P.S. Com a crise que este país atravessa, como é que ainda existe dinheiro para comprar tabaco ?!

15:51  
Anonymous Anónimo said...

...Esqueci-me de assinar : Violeta anti-tabagista

15:52  
Blogger Magnolia said...

Sabes que, para o vício - seja ele qual for -, há sempre maneira de arranjar dinheiro... come-se menos, arrumam-se uns carros, rouba-se, vende-se... mas há que matar o bicho.
Pois é, experiência própria, meus amigos... se não tenho as Trident White de morango depois de uma tosta de frango com maionese de alho começo logo a ressacar e a ficar violenta! (Malta da Trident, olhem lá isso do patrocínio, faxavôri)

Magnolia, a salivar com esta imagem das tostas fabulosas...

16:13  
Anonymous Anónimo said...

Deixem-me só acrescentar uma coisa em relação ao comentário da Violeta sobre os EUA: neste país as leis anti-tabágicas são tão ridículas que os fumadores ganham causa completamente idiotas contra as tabaqueiras. E não são só as leis antitabágias. São todas as restantes. São completamente descabidas! E muito fáceis de contornar! Estou de acordo com as ideias expostas excepto a da adopção de critérios americanos. Livra!

Camélia, a Anti Americana

16:33  
Anonymous Anónimo said...

Viva o "Chicolate"....grande vício aqui da "Je".

Camélia, a Calmeirona

16:35  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

16:38  
Anonymous Anónimo said...

Tstststs...o que tu fazes para ganhar uns trocos...agora até publicidade à Trident! Realmente...
Ups...é melhor não "falar" muito, já que no outro dia, comprei uma pasta dos dentes nova, só porque davam de oferta umas pastilhas elásticas todas xpto! Ninguém é perfeito...todos temos os nossos vicios, eu cá, tenho o vicio das revistas! Por acaso o do tabaco nunca tive...eu juro que tentei enquanto caloira, mas aquilo complicava-me com os nervos, já para não falar com o olfacto! Para ser sincera não me incomoda o fumo do tabaco, afinal desde sempre que tive pessoas á minha volta fumadoras...mas tenho a certeza que com a nossa amiga Orquídea o mundo ficará bastante mais saudavel!!

Tulipa (a condescendente)

16:40  
Blogger Magnolia said...

Eh, eh, eh, por acaso já lhe disse que este post é um bom aperitivo para ela promover o seu fantástico produto...
Estou tão contentinha com o meu jardim não-fumador...
"Ar saudável? Venha à Magnolia!"

16:43  
Blogger Magnolia said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

19:54  
Anonymous Anónimo said...

ATÉ Q'ENFIM!!!!!!FINALMENTE!!!!!
Acabaste de ganhar de novo o lugar no meu testamento(dividas ao fisco, calotes, etc...).
Abaixo o fumo! seja ele qual for! Nomeação de Papa, fábricas, centrais nucleares, centrais hidr.... centrais pronto, carros, motos, cerebros hipersaturados (excluam-se as loiras, ruivas e outras que tais, que para terem seja o que for saturado terá que ser forçosamente o ar que ocupa o lugar do dito).
100 por cento contra o tabaco. Melhor 200 por cento!!!!

Brutus (com muitas precauções para que a mulher o não apanhe com tais comentários para não passar mais 6 meses a pão e água)

23:27  
Anonymous Anónimo said...

acho que me perdi um pouco nos meus comentários... deve ser do sonito (ou da falta do mesmo) ou da idade... sei lá!

Brutus

23:28  
Anonymous Anónimo said...

Aaaarrrgggg...!!! Xiça Jess Maria, ôcê tá radicau dimais vici?! Por favor, Laboratório Farmacêutico de meu coração (já saído, o pobrezito) dêm um empregozito a esta moça ruiva antes que ela me mate a clientela toda!! POR FAVOR!!! ...ou então, amiguitos-do-maravilhoso-salário-a-dia-25, tragam-na ao meu Egas Moniz (eh!eh!) que eu tenho muito trabalhinho honesto para ela. Ah, pois é! É loirita...mas não é toinita!

02:08  
Anonymous Anónimo said...

Agora apenas para este lindo jardim de ervas daninhas intrometidas:

ALTO e PÁRA O BAILE!!!! MAS QUEM É QUE MANDA AQUI, HEIM?? ...Ai o carapau! Atão anda aqui uma pessoa a tentar vender o peixe e esta malta quer-me MATAR a freguesia?? Ai a PÔRRA!! Meninos e meninas florzecas, não volto a avisar... se encontro algum fumador... mortito...atrás DE UM CONTENTOR DO LIXO, eu nem sei o que vos faço, carago?? OUVIRAM???
Nada de se porem p'raí a matar o meu ganha-pão-feriados-e-natal... tá bem lindinhos, hum?

Vá-vá...pronto, vão lá p'rós vossos vasos em paz e nada de diabruras.

ORQUÍDEA BRANCA... mas não da COCA, tá??

02:23  
Anonymous Anónimo said...

Oh Orquídea!!! Oh Orquíiiideeeaaaaaaaaaa.....existe sempre um lado positivo nas quebras do negócio (no caso do teu...eheh eh): podes vender formol para conservar o pessoal depois de morto. Eu cá sempre quis ficar num jazigo depois de morta para me irem lá dar beijinhos!! E claro está, um bocadito de formol para conservar a minha eterna aparência jovem (cof, cof, gaba-te miúda), também não me parece mal. Sendo assim, anota aí a minha "enquemenda":
- 2 frascos de formol com aroma a maçãs verdes;
- 3 caixinhas de pastilhas de mentol para um hálito fresco (sim, porque isto depois de morta convém manter a boca limpinha p'rós beijinhos);
- 7 pacotes de algodão para limpar o bolor acumulado;
- E uma lima para tirar a caquita das unhas.

Estás a ver como já tens negócio. Manda lá o orçamento aqui para o jardim da n/ amiga Magnólia que ela não se importa. Beijos nas longas madeixas louras.

Camélia, a Mórbida

08:23  
Anonymous Anónimo said...

Ai Camélia Josefiiiiiinnnnnaaaaaa..... Que NOJO!!!! Beijinhos??? Só se fôr no halloween e nas festinhas de bairro! Sua oferecida! Qué beijinho?? Qué? VAI MAS É LAVAR A ROUPITA PÓ TANQUE, SUA DESAVERGONHADA!! Depois de morta só te restam as fiéis minhocas para uma permanente de vez em quando! E essas unhas não me parece de uma donzela andarem com CAQUITA ENFIADA, OK? Tu tem-me juízo nessas pétalas! Tá morta, tá matada!! ACABOOOUUUU!!!!
Xiça...tudo eu!

ORQUÍDEA - Funerais, embalsamentos e banhinhos - VAMOS A CASA!

17:29  

Enviar um comentário

<< Home